A ortopantomografia, é um exame radiológico extra-oral que serve para avaliação dentária. É uma ferramenta fundamental em medicina dentária. Este exame permite obter informações sobre o segmento inferior da face, abaixo da base das órbitas.
Este exame permite avaliar o estado em que se encontram os dentes. Por exemplo: dentes ausentes, o estado de erupção dentária, determinação da idade do paciente, detecção atempada da existência de anomalias dentárias, agenésia (falta de dentes), linhas de fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes de siso) e a sua posição nos maxilares, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações e/ou de próteses dentárias, morflogia do côndilo, etc..
Este exame é realizado com um aparelho apropriado que se designa de ortopantomógrafo. O doente é colocado na posição adequada, não se devendo mexer durante a execução do exame. Posteriormente, o foco de emissão de raios X move-se em torno do doente e a nível das arcadas dentárias.
Não se trata dum exame invasivo e, como tal, não é doloroso. Deve ser utilizado o avental de chumbo em mulheres grávidas. Devem ser retirados todos os objectos metálicos possíveis de aparecer na radiografia (brincos, "piercings").